Cumbica a passa operar em MPT1327

O MPT1327 é um procotolo de operação escolhido pela INFRAERO para operação dos rádios de comunicação no  Aeroporto Internacional de Guarulhos


A direção da INFRAERO (Empresa Nacional de Infraestrutura Aeroportuária) do Aeroporto Internacional de Guarulhos resolveu modernizar o sistema de radiocomunicação utilizado pelas diversas empresas que operam em Cumbica.

Em julho de 2010, deixou de funcionar o sistema utilizado durante vários anos, denominado Smart Trunking. Esse protocolo de comunicação já não conseguia mais suprir a demanda do aeroporto. Para substituí-lo, a direção da companhia optou pelo sistema chamado MPT1327 Trunking, devido à sua maior robustez.

Devido a essa troca de sistema, a partir de julho, as empresas que faziam uso da rede de rádio do Aeroporto Internacional de São Paulo sentiram sensível piora na qualidade e alcance das suas comunicações.

Desde então, a INFRAERO vem melhorando a infraestutura do seu sistema MPT1327, adquirindo novas repetidoras e equipamentos. A intenção do órgão é que, em breve, as empresas operadoras em Cumbica migrem completamente do Smart Trunking para o MPT1327.

No entanto, os equipamentos de rádio que operam no sistema Trunking convencional não são capazes de serem utilizados dentro do protocolo MPT1327. Isso porque, entre outros fatores, as características técnicas de transmissão/recepção dos produtos são completamente diferentes.

Portanto, dessa maneira, restam duas opções às empresas que operam em Cumbica.

A primeira, e mais econômica, é continuar utilizando seus equipamentos Smart Trunking em topologia ponto-a-ponto (rádio emissor-rádio receptor), o que acarreta perda de qualidade de comunicação e redução de alcance das chamadas.

A segunda, e mais indicada, é alugar ou comprar euquipamentos que operam na rede MPT1327. Com isso, a qualidade de áudio e o alcance das comunicação será em média 10 vezes maior, pois o sistema utilizado passa por repetidora de sinal (rádio emissor-repetidora amplificadora de sinal-rádio receptor).

A UNDERBID, particularmente, aconselha seus clientes a alugar os equipamentos. Dessa maneira, além de assitência técnica e consultoria 24h, são evitados imprevistos como o descrito acima, quando um grande montante de capital é investido e em poucos anos se torna obsoleto e precisa ser trocado.

mpt1327.jpg
Conheça o MPT1327

O MPT1327 é um padrão da indústria para sistemas troncalizados de radiocomunicação. Ele foi criado e publicado em janeiro 1988 pelo British Ministry of Post and Telecommunications (MPT), ou agência britânica de radiocomunicação, e foi usado, num primeiro momento no Reino Unido, Europa, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e China.

Muitos países tiveram sua própria versão do MPT. Os mais notáveis são o MPT1343 (Reino Unido), Germany – Chekker (Regionet 43), France – 3RP (CNET2424), Países Baixos – Traxys (NL 1343), Austrália – Multiax.

Os sistemas de MPT estão sendo desenvolvidos ainda em muitas áreas do mundo, devido a seu custo benefício. O equipamento é barato, tem ótima performance e ótimos retornos do rendimento.

O instituto europeu dos padrões das telecomunicações (ETSI), como uma alternativa digital ao  sistema trunking analógico, criou o TETRA. O TETRA tem potencialidade realçada de encriptação e custo mais elevado, por isso tornou-se um produto usado principalmente por Governo (Seguraça Pública) e por alguns aeroportos de grande porte.

A vantagem principal do MPT1327 é o custo, a facilidade da instalação e a familiaridade com o equipamento. Estudiosos indicam que o MPT1327 é superior ao TETRA e ao Trunking Convencional, devido ao áudio FM não comprimido e uma sensibilidade maior do receptor.

O MPT1327 utiliza um canal de controle digital por sítio e vários canais de voz com modulação FM. Os sistemas baseados em MPT 1327 requerem somente uma, mas usam geralmente duas ou mais canaletas de rádio por o local. As canaletas podem ter largura de faixa de 12.5 0u 25kHz. Uma destas canaletas é definida como a canaleta do controle e todas canaletas restantes são as canaletas do tráfego (TCs) usadas para chamadas d e áudio.

O canal de controle digital permite diversos tipos de serviços, tais como validação de usuário por cadastro prévio e/ou por número de série eletrônico, comunicação de dados e administração do sistema e roaming.

O MPT1327 é, por concepção, um sistema baseado em arquitetura Multi-Site. Isso significa que as comunicações podem ser roteadas entre diversos sites de comunicação até que atinjam o usuário de destino, algo que poderíamos chamar de roaming automático.

A arquitetura modular do MPT1327 permite desde o planejamento de sistema mono sítio, com 2 canais e alguns rádios, até sistemas com 32 sítios e até 10.000 rádios. Tipicamente, para uma instalação “média” de MPT1327, utiliza-se entre 6 e 10 canaletas. Um tronco de 7 canaletas, projetado corretamente, é capaz da manipulação em um grupo bastante grande de cerca de 3.000 unidades de rádio.

O upgrade do MPT1327 é feito simplesmente adicionando-se módulos ao sistema, sem a necessidade de reprogramação dos rádios. A arquitetura pode ser aumentada de 1 em 1 canal, conforme apareça a necessidade.

Em alguns cenários, a canaleta de controle é classificada como “Non-Dedicated”. Isto significa que será usada como canaleta de tráfego quando todas as outras canaletas estarão ocupadas. A vantagem desta é que ela se torna uma canaleta extra de tráfego, mas a desvantagem é perda da capacidade de enfileiramento.

A voz em MPT1327 é emitida em narrowband FM. As mensagens de dados entre móveis e a rede são trocadas na canaleta do controle em 1200 peças por o segundo, usando protocolo FFSK.

Cada subscritor em um MPT1327 tem um número de chamada original. Este número de chamada (endereço) é um número composto que consistituído de um prefixo (3 dígitos), o número da frota e o número de chamada do subscritor dentro da frota. Os esquemas diferentes do numbering trabalham diferentemente, por exemplo os usos de Zetron os primeiros 2 dígitos da identificação como o número da frota, e os últimos 2 dígitos como a unidade numeram. Idents na escala 6000-6999 é usado tipicamente estabelecer chamadas do grupo. Depois que foi digitado o número de chamada, este será convertido no rádio a um endereço de 20 partes. As réguas do numbering são esclarecidas e expandidas por padrões suplementares tais como MPT1343.

MPT1327 pode também ser usado para AVL (posição automática do veículo) pelo uso de pacotes de software feito sob encomenda.

Tipos de comunicação na rede MPT1327


• Tipos de tráfegoMóvel-móvel em uma pilha

Móvel-móvel em pilhas diferentes
Móvel-linha unidade do acesso através do landline ou do rádio estação do Móvel-expedidor através do landline ou do rádioMóvel-PABX, Móvel-PSTN
• Transmissão de dados

Mensagens do status (dados 5-bit)
Mensagens de dados curtas (186-bit)
Transmissão de dados transparente no TC (transmissão de dados)

• Chamadas

Individual: comunicação privada entre dois rádios
Grupo: comunicação entre diversos rádios ao mesmo tempo (pode ser Broadcast, quando o  chamador fala e os outros escutam; ou Conference, quando todos falam e escutam);
Telefônicas: podem ser originadas originadas do rádio para um telefone ou vice-versa; chamadas originadas do telefone para o rádio podem ser individual ou grupo.

• Glossário

Trunking: a palavra “Trunk” significa tronco, que advém do sistema de telefonia, representando um caminho ou canal de comunicação entre dois pontos; a palavra Trunking pode ser entendida tcomo sistema de rádio auxiliado por computador, pois seus equipamentos possuem  “inteligência” capaz de gerenciar o tráfego de chamadas sem a necessidade de intervenção do usuário.

_______________

Fonte: www.underbid.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s