Como funcionam os rádio comunicadores?

Como funcionam os rádios comunicadores

Existe muita dúvida a respeito do funcionamento dos rádio comunicadores. Isso acontece principalmente por causa da popularização dos telefones celulares na década de 90 e mais recentemente dos aparelehos via satélite. Com tantas opções e funcionalidades em comum, o limiar entre um e outro fica bem estreito.

Primeiro é preciso deixar bem claro que telefone celular é telefone, rádio profissional é rádio profissional e rádio via satélite é radio via satélite. Mas como o bjetivo aqui é explicar como funciona um rádio comunicador, daqueles estilo walk talk que a gente vê os policiais usando nos filmes, vamos nos ater apenas a isso.

Para começar, é preciso saber que hoje existem dois tipos de tecnologia em rádio comunicação privada profissional, a analógica e a digital (que será abordada em outra matéria). A tecnologia analógica não é complexa. Basicamente, consiste na transmissão de voz via ondas de rádio através  do espectro, ou melhor, do ar.

Simples assim, uma empresa compra ou aluga os rádios de comunicação. Depois disso, deve contratar uma empresa especializada em consultoria e dar entrada num processo de licenciamento de frequência na Anatel (órgão regulamentador), para depois então começar a usar seus equipamentos e frequências exclusivas e privadas.

Após adquirir os equipamentos e a licença de utilização de frequência, é só correr para o abraço. De posse dos rádios comunicadores (gravado na frequência disponibilizada pela Anatel) o funcionário da empresa aperta o botão de PTT e  se “conecta” aos outros equipamentos da rede. O que ele falar, será ouvido por todos os outros aparelhos que estiverem em operação naquela faixa de frequência. Por sua vez, quando a transmissão for finalizada, outro usurário poderá efetuar nova comunicação, e assim sucessivamente.

 
transmissao.jpg
Você deve estar se perguntando, mas que vantagem existe na comunicação via rádio privada profissional? Elas são muitas (e serão abordadas em outro tópico). Basta pesquisar as maiores empresas do Brasil e do Mundo e comprovar que 90% delas possui sistema de comunicação interna via rádio. E com o advento do rádio comunicador digital, isso está se difundindo ainda mais, devido às novas funcionalidades, como transmissão de dados e conexão IP.Outra dúvida frequente é quanto ao alcance dos rádios comunicadores profissionais. Isso irá depender muito do tipo de sistema que é implantado e da potência de cada rádio. Quando digo sistema, me refiro a comunicação ponto a ponto (de rádio para rádio), com menor alcance; ou comunicação via repetidora (rádio-repetidora-rádio), com maior alcance. Mas isso também será tratado em outro tópico.
Para qualquer pergunta ou informação adicional, não deixe de entrar em contato .

Fonte: Assessoria de Comunicação Underbid

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s