Localizacão GPS e comunicação instantânea facilitam trabalho no mar do Chile

Por meio de uma doação da Fundação Motorola e a contribuição da Universidade Andrés Bello, a primeira “Enseada Segura” do país vai começar a operar com tecnologia de última geração. Os pescadores da região poderão acessar um avançado sistema de comunicação pelo rádio. Eles terão ampla cobertura e inovadores aplicativos de localização por meio do GPS durante as suas tarefas de pescaria em mar aberto. A iniciativa faz parte de um projeto conjunto com a Universidade Andrés Bello (UNAB) e o Observatório de Comunicações Digitais (OCD).

A Motorola anunciou em novembro de 2009 a inauguração da primeira “Enseada Segura” do país que vai beneficiar os pescadores de Quintay fornecendo-os do sistema de rádio comunicação MOTOTRBO™, fundamental para a coordenação das suas tarefas e para colaborar no resguardo da segurança dos pescadores durante o seu trabalho, as vezes sob condições extremas. Esta iniciativa, que faz parte de um projeto conjunto com a Universidade Andrés Bello (UNAB) e o Observatório de Comunicações Digitais (OCD), foi financiada por meio das contribuições da Fundação Motorola.

Com a apertura de “Quintay Enseada Segura”, os pescadores, contando com os equipamentos de rádio da série MOTOTRBO™, vão ser monitorados durante as pescarias por meio do centro de controle instalado na UNAB, que irá registrar a sua localização satelitar por meio da tecnologia GPS.

A localização poderá então visualizar-se de forma gráfica e simples por meio de um monitor. Assim, e ante qualquer acidente, o sistema irá permitir contar com o registro da última localização da embarcação.

Os equipamentos a serem utilizados pelos pescadores estão especialmente projetados para a indústria de alta exigência, pois podem até submergir.

Segundo o presidente do sindicato de trabalhadores da enseada, José Barrios, “para nos receber esta doação foi excelente porque agora temos maior segurança, pois podemos saber onde é que estão os nossos colegas e chegar lá num tempo menor, na hora de um acidente. Nos sempre imaginamos ter uma tecnologia como essa, mas nunca pensamos que realmente poderíamos tê-la”.

Também a Universidade Andrés Bello fez parte do projeto, financiando o espectro de rádio necessário para o funcionamento do sistema e facilitando o Centro de Pesquisa Marinha Quintay, local aonde irá se instalar o centro de controle que irá monitorar as embarcações e que será operado permanentemente por funcioários da Universidade.
“Este é um projeto emblemático para a Motorola porque saber que a nossa tecnologia está oferecendo maior segurança aos pescadores dessa enseada e contribuindo para uma melhor coordenação das suas atividades, nos deixa muito satisfeitos”, disse Gabriel Contesse, Gerente Geral da Motorola Chile. E acrescenta “esta é uma iniciativa que se pode replicar em mais enseadas em todo Chile”.

“Quando criamos este projeto jamais imaginamos quão agradecidas ficariam as famílias. Para eles, a instalação de ‘Enseada Segura’ é de importância fundamental”, explicou o diretor do Observatório de Comunicações Digitais (OCD), Daniel Fajardo.

____________________________

www.underbid.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s